Fato: quase toda empresa precisa lidar com a sazonalidade.
As mudanças de estações, os grandes acontecimentos impactantes, a influência da mídia, os altos e baixos da economia e as flutuações de mercado são apenas alguns dos fatores que motivam o crescimento de demandas específicas entre os consumidores de tempos em tempos.
Resumindo, entender as condições sazonais que podem impactar os negócios é um requisito básico para o sucesso de qualquer empresa – a não ser, talvez, que você venda casacos no Polo Norte 🤔 –. E no mundo digital, não é diferente
Quando se fala em visibilidade orgânica e SEO, a capacidade de identificar oportunidades de impulsionamento é uma verdadeira divisora de águas e pode fazer toda a diferença na estratégia de otimização. Imagina só se as pesquisas relacionadas ao nicho da sua empresa tivessem um boom de popularidade no Google… e você acabasse deixando essa chance passar?
Pois é. Era isso que estava acontecendo com uma empresa cliente da Wesearch. E a gente vai te mostrar em 5 minutinhos como esse problema foi resolvido.
1. O negócio
A protagonista da nossa história feliz de hoje é uma fintech especializada em exchange de criptoativos – as popularmente conhecidas “moedas virtuais” –. Aqui, a principal solução é uma plataforma de investimento onde as pessoas usuárias podem comprar, vender e negociar criptos como o famoso Bitcoin (BTC).
2. A oportunidade
Ninguém precisa ser especialista em finanças para saber que sazonalidade tem tudo a ver com o universo cripto.
Você já deve ter se deparado com alguma notícia ou post sobre as oscilações do preço do Bitcoin. Essa movimentação sempre causa fortes emoções entre os investidores e balança o mercado das criptomoedas, mas em 2021, ela atingiu proporções históricas: foi o ano em que a cotação bateu recordes e atingiu a marca dos US$ 60 mil pela primeira vez.
O acontecimento lançou muita gente na corrida do ouro pela mineração de BTCs, o que fez as buscas pelo termo “bitcoin” dispararem no Google. Por isso, algumas empresas aproveitaram a ocasião para surfar na onda do aumento de pesquisas, atraindo mais acessos e impulsionando o tráfego orgânico nos sites e blogs.
O problema é que a fintech que acabamos de te apresentar não sabia como embarcar nessa oportunidade de maneira eficiente para a estratégia de SEO, mesmo que tivesse o Bitcoin como carro-chefe. E agora?
3. A solução
Existem diversas maneiras de usar condições sazonais a favor da performance SEO de uma empresa.
No caso da nossa cliente, os especialistas da Wesearch identificaram que uma mudança na categorização do site poderia ajudar a empresa a aproveitar o impulso do aumento repentino nas pesquisas sobre bitcoins.
A gente explica. As categorias são ferramentas usadas para organizar o conteúdo de um site. Elas funcionam como “caixinhas” que agrupam páginas relacionadas, o que facilita bastante a navegação para os usuários.
Exemplo: um grande e-commerce de moda poderia ter categorias como “Calças”, “Blusas e Tops”, “Saias” e “Acessórios”. Com essa organização, os visitantes conseguem visualizar vários produtos do mesmo tipo em um único espaço. É bem mais fácil do que encontrar o par de meias que você queria em meio a centenas de peças de roupas que não te interessam, né?
No momento da nossa análise, o site da fintech de cripto tinha uma grande categoria chamada “Criptomoedas”. Dentro dela, havia subcategorias específicas para cada criptoativo disponível na plataforma de exchange (Bitcoin, Ethereum, Dogecoin etc).
Aí é que está o “pulo do gato”: além de ser essencial para uma boa experiência de uso, a categorização também influencia a forma como os motores de busca leem o site. Ela pode ajudar o Google a entender quais temas (ou produtos/serviços) têm mais importância dentro de um portal.
Por isso, nossa proposta foi criar a categoria “Bitcoin”, dedicada exclusivamente a essa criptomoeda. Para os usuários, essa iniciativa simplificou o acesso a informações direcionadas sobre o criptoativo mais popular da plataforma. Para os motores de busca, ela destacou o Bitcoin na hierarquia da informação.
É como se estivéssemos dizendo para o Google: “Ei, nesse site aqui, o Bitcoin é tão importante que tem um espaço só pra ele”.
4. O resultado
Ao criar uma categoria completa só para os BTCs, nós mostramos aos algoritmos de classificação do Google que o site da fintech tinha muita coisa a oferecer sobre o tema Bitcoin.
A mudança fez com que o site ganhasse relevância e aparecesse com mais frequência entre os resultados das pesquisas feitas com o termo “bitcoin”. Dessa forma, o portal da fintech passou a ganhar mais cliques, conquistando um aumento incrível no número de visitas orgânicas.
E agora, saca só o impacto da estratégia nos gráficos:
Esse ajuste na categorização foi essencial para que a empresa conseguisse aproveitar o interesse sazonal dos usuários que buscavam informações e atualizações sobre o Bitcoin por causa da cotação recorde. Isso se transformou em mais acessos para o site e mais visibilidade para a marca.
Mas é claro que o resultado não veio somente da mudança nas categorias. Afinal, quando o assunto é SEO, o retorno depende de uma mistura complexa entre vários fatores que influenciam a forma como os mecanismos do Google encaram um site.
Nesse caso, nosso trabalho começou com uma imersão profunda no mundo das criptomoedas e no modelo de negócio da nossa cliente. Foi esse mergulho que nos ajudou a entender detalhadamente o funcionamento do mercado, as demandas da empresa, o cenário da concorrência e as oportunidades de melhoria – sem falar nos vários outros pontos de atenção que foram importantes para a criação de uma estratégia assertiva de verdade –.
Além de trabalhar nas mudanças de categorização, nosso time mobilizou conhecimentos e técnicas ligados a questões como hierarquia da informação, crawl depth e rastreio. A aplicação estratégica de tudo isso permitiu que os robôs do Google conseguissem encontrar as informações no site da fintech de maneira ágil e mais eficiente.
Legal, né? Inclusive, se bateu aquela duvidazinha sobre o que são esses outros termos e técnicas, aproveita pra continuar aprendendo sobre SEO e marketing digital. Tem vários conteúdos completos e produzidos por especialistas esperando por você lá no blog da Wesearch.
Por fim, esse case mostra como uma estratégia de SEO aprofundada e sintonizada com o mercado faz toda a diferença para a consolidação da presença digital das empresas e para a captação de novos clientes. Agora, você já conhece uma possibilidade de otimização que pode te ajudar a usar as oportunidades sazonais a favor dos seus negócios!
Valeu e até a próxima!
Comments